COMO A PSICANÁLISE AJUDA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PÂNICO

A Síndrome do Pânico ou Transtorno de Pânico, é uma doença onde o paciente sofre fortes crises de ansiedade de forma imprevisível. Além da crise em si ser dolorosa e difícil, a pessoa passa a evitar algumas atividades pelo medo antecipado de que o quadro se repita.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Normalmente ligada à outros distúrbios mentais como depressão ou bipolaridade, a síndrome do pânico causa alguns sintomas, sendo alguns deles bem semelhantes ao transtorno de ansiedade:

  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Tremores;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Medo da morte ou da perda de controle;
  • Entre outros.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SÍNDROME DO PÂNICO E TRANSTORNO DE ANSIEDADE?

No geral, podemos considerar a principal diferença, notando a intensidade dos sentimentos e sintomas. Outra diferença se deve pelo fato de que a ansiedade possui uma causa mais concreta, algo aconteceu ou está para acontecer e a pessoa sofre com a ansiedade. Já na síndrome do pânico, a causa é mais inesperada. Ela não tem hora nem motivo para ocorrer, o que gera um medo no paciente constante de sentir tudo aquilo novamente.

COMO UM TRATAMENTO COM PSICANALISTA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO?

Pelo olhar da psicanálise clínica, a síndrome é associada a fobias, e não busca tratar os sintomas, mas chegar na causa do problema.

psicanálise clínica visa buscar entender o que se passa no subconsciente do paciente que age como o motivo para gerar um quadro de síndrome do pânico. Com este tratamento, o paciente pode se livrar dessas crenças que o afligem. Mas como psicanalista, tenha cuidado, o processo é angustiante e é preciso uma formação em psicanálise para se preparar e ajudar seu paciente da melhor maneira possível.

Entre em nosso site e saiba mais sobre o nosso curso.

Caso prefira, nos chame no WhatsApp, estamos dispostos à tirar qualquer dúvida.

Há 23 anos no mercado, a Associação Brasileira de Psicanálise clínica, tem como missão a difusão do conhecimento, unindo conceitos clássicos com o que há de mais recente no mundo da neurociência

Cursos Populares

Contato

Redes sociais

Abrir conversa
Preciso de mais informações.
Preciso de mais informações.