IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE PARA CEO

Os responsáveis por liderar empresas, times e equipes precisam estar sempre atentos às inúmeras possibilidades de valores, culturas e estilos das pessoas. Além dessa atenção, precisam saber como aplicar algumas técnicas que vão auxiliar o serviço e manter a carreira em ordem. Nesse post você vai descobrir isso e um pouco mais sobre a relação entre a Psicanálise e o aspecto de liderar equipes!

INTRODUÇÃO

Das mais notáveis mudanças que tivemos no comportamento das grandes lideranças atuais, podemos destacar a inclusão de métodos psicanalíticos como forma de controle pessoal e de gerar estímulo aos seus colaboradores. Os aspectos psicanalíticos servem para aperfeiçoar métodos de liderança, já que com eles, se aprende a interpretar e lidar com os problemas dos seus colaboradores, fazendo com que rendam mais e deixando mais fácil a tomada de decisão.

CONCEITO

  • LÍDER: é a pessoa que inspira os seus colaboradores, é sempre o motivador da equipe e mostra o caminho que deve ser seguido, fazendo com que o acompanhem. Os funcionários o respeitam e tem como objetivo principal a melhoria no desempenho do time, deixando claro a importância e qualidade de cada um. Divide as conquistas com toda a sua equipe, fazendo com que eles fiquem motivados, divide também as derrotas para que todos aprendam e se levantem juntos;
  • CHEFE: tem tendência em impor ordens e geralmente apresenta um perfil autoritário, centraliza o poder em sua mãos e só foca em lucros e resultados. Não costuma ser um perfil admirado, mas sim temido, fazendo com que os funcionários pensem duas vezes antes de interagir, deixando-os com medo até de fazer simples consultas;
  • CEO: é a sigla em inglês para Chief Executive Officer, ou seja, Diretor Executivo. É o cargo que está no topo da hierarquia operacional, possuindo responsabilidades de executar as diretrizes propostas pelos acionistas das empresas. O CEO deve orientar os seus subordinados em relação aos melhores rumos e não pode se dar ao luxo de apenas delegar funções.

Fica claro que existe uma grande diferença entre os perfis de Líder e de Chefe, também é evidente que para ser um bom CEO você deve exercer papéis de LÍDER e não de chefe, já que para fazer a engrenagem da empresa funcionar, é necessário uma boa relação com os funcionários, trabalho em equipe e de uma pessoa inspiradora que faça que sintam vontade de trabalhar com ele e não exclusivamente para ele.

A presença de um Líder traz resultados positivos para a organização e a psicanálise ajuda e muito na formação desse perfil de liderança.

LIDERANÇA E PSICANÁLISE: COMPLEMENTO IDEAL

A base psicanalítica trabalha com todos os distúrbios psíquicos do inconsciente humano, tendo como objetivo traçar as necessidades, traumas vividos e complexos que perturbam o emocional. A análise é feita através de escutar as palavras de quem está aflito, além de ações e alguns produtos imaginários do analisado.

As organizações modernas são compostas por pessoas e é simplesmente por isso que a psicanálise é uma ferramenta tão forte e útil nesse âmbito. O líder estará apto a analisar os seus funcionários com singularidade, corrigindo problemas, auxiliando no crescimento e o livrando de alguns traumas que podem estar diretamente ligados com a sua produtividade, fazendo com que a empresa cresça como um todo.

Segundo Freud, o líder possui um papel fundamental para o bom funcionamento do grupo. Sem uma boa liderança, as pessoas são apenas passageiros, não agregando real valor institucional. É dever do líder unir todo o grupo, usando a sua posição para ocupar um lugar de importância no inconsciente de seus membros.

Ainda segundo as teorias Freudianas, a experiência emocional compartilhada pelo grupo é baseada no nível de identificação que eles tem com o seu líder. Quando acontece de maneira efetiva, os indivíduos passam a se identificar com os outros que interagem, tornando o grupo em algo maior, com experiência inconsciente compartilhada. Isso confirma que a psicanálise colabora diretamente na formação de um bom líder, fazendo ele aprender a identificar e compartilhar emoções que os deixam mais próximo de quem é liderado.

QUALIDADES PSICANALÍTICAS PARA CEO

É lógico afirmar que a empresa não se trata apenas de pessoas. Quando se leva em consideração o seu clima organizacional, ela depende da maneira que essas pessoas estão sendo gerenciadas. Algumas das qualidades essenciais para que um CEO se torne um bom líder, com princípios psicanalíticos, são as seguintes:

  • AUTOCONHECIMENTO REALISTA: o CEO tem que ser capaz de reconhecer os pontos mais fortes para liderar equipes, deve estar sempre ciente de quais pontos precisam ser desenvolvidos também. Aqui se enquadra a aceitação de feedback, já que quando assim agem, são vistos com mais confiança por todos os envolvidos no processo.
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: a autoconfiança é uma das características mais marcantes de notáveis CEOs. Mas lembre-se que, ela pode ser adquirida durante o aprendizado da psicanálise, transmitindo-a para os liderados ao decorrer do tempo.
  • PROJETAR CONFIANÇA: com a confiança estabelecida, o CEO ganha tempo para trabalhar os pontos que ainda causam incômodo. Uma alternativa para complementar esse técnica e fazer cursos de habilidades, tais como discurso e fala em público.
  • COMPREENSÃO DE PROBLEMAS DO PRÓXIMO: essa é a essência de um líder, logo é muito importante para um CEO. Ajudar os indivíduos a também realizar trabalhos de autoconhecimento é uma forma de gerar confiança em você, além de permitir com que os membros se sintam muito mais bem-sucedidos.
  • PRÁTICA PSICOLÓGICA POSITIVA: se apresentar no ambiente profissional de uma maneira otimista e com felicidade, principalmente sendo o CEO ou o líder de uma organização, tem o potencial de mudar para melhor o dia de qualquer indivíduo. Assim, um bom CEO deve procurar não mostrar suas fraquezas em relação a prazos, erros e entregas, além de ter que transpor uma positividade para afetar seus liderados. Vendo isso no perfil de um CEO, os funcionários tendem a acompanhar essas características.

CONCLUSÃO

Possuindo essas e outras qualidades, o CEO responsável por liderar times e equipes ganha um maior poder de persuasão perante os seus liderados. O desenvolvimento dessa prática consome tempo e em um ambiente organizacional pode ter seus resultados vistos de médio a longo prazo. Mas não desanime, já mostramos as vantagens dessa conciliação e os resultados que vão influenciar de maneira direta o grupo de atuação, ou seja, mantenha firme o seu aprendizado que os resultados virão.

.

Se você quiser saber ainda mais, além de se aprofundar mais no mundo da Psicanálise, conheça todos os cursos que a ABPC disponibiliza!

Lembrando que o curso da ABPC é o mais completo do Brasil, com vídeo aulas, exercícios, livros/e-books, 10 análises didáticas já inclusas no valor do curso e 10 supervisões, totalizando 20, com credencial e diploma. Sendo 100% on-line!

Estamos com inscrições abertas e você pode saber um pouco mais sobre os cursos em http://abpconline.org/cursos/.

.

E aí? Gostou do post? Deixe seu comentário: pode ser uma dúvida, crítica, elogio ou sugestão. A sua opinião é muito importante para nós. Não perca tempo e se inscreva já no nosso Curso de Formação em Psicanálise! Garantimos que seu conhecimento irá aumentar e você poderá realizar seu sonho de clinicar como psicanalista! São mais de 20 anos de mercado, não perca tempo, se inscreva já através do link: http://abpconline.org/cursos/formacao-em-psicanalise/.

Há 23 anos no mercado, a Associação Brasileira de Psicanálise clínica, tem como missão a difusão do conhecimento, unindo conceitos clássicos com o que há de mais recente no mundo da neurociência

Cursos Populares

Contato

Redes sociais

Abrir conversa
Preciso de mais informações.
Preciso de mais informações.