Você sabe o que é psicanálise? Já escutou falar nesse termo? Sabe quais seriam as áreas de atuação? Tem algum conhecimento sobre essa técnica terapêutica? Leia esse post até o final para obter essas respostas e se aprofundar ainda mais nas origens psicanalíticas!
A psicanálise é um método terapêutico criado pelo famoso médico neurologista Sigmund Freud, austríaco que viveu de 1856 até 1939. Essencialmente é uma teoria da personalidade humana é um procedimento da psicoterapia que influenciou diversas outras vertentes de pensamento e disciplinas humanas, criando uma grande base teórica para as formas atuais que temos de compreensão da ética, moralidade e cultura humana.
Freud usava métodos terapêuticos não ortodoxos em casos de estudos de neurose, psicose, em casos de histerias e diversos outros métodos esses embasados na interpretação do próprio Psicanalista sobre: conteúdos inconscientes das palavras, interpretação dos sonhos, ações e produções imaginárias da pessoa, baseando-se em associações livres. A associação livre foi fundamental para a psicologia e outras ciências a fins.
É um método de estudo e/ou investigação, pode ser dita como uma maneira de interpretar as relações sociais humanas e outras ciências, é visto como terapia e também como um modo para tratamento de transtornos psíquicos.
O começo de fato do uso de métodos psicanalíticos datam de 1882, quando Freud, ainda recém formado, começou a trabalhar numa clínica psiquiatrica. Ele tinha um grande interesse em descobrir um tratamento que fosse efetivo para os seus pacientes que apresentavam sintomas neuróticos e histéricos. Ao fazer as análises de seus pacientes, Freud acreditava que os problemas por eles ditos se originavam de uma não aceitação cultural, ou seja, os seus desejos eram reprimidos e escondidos no subconsciente, aliás, um fato curioso que marca o trabalho de Freud foi: notar e associar que muitos desses desejos reprimidos eram fantasias de natureza sexual e que tudo começava pelo desenvolvimento sexual desde a infância.
O método básico da Psicanálise é o manejo da transferência e da resistência em análise. O analisado, se colocando em uma postura confortável, é induzido a dizer tudo o que vem a sua mente, permitindo que se use o método de associação livre pelo analista. Seus medos, angústias, fantasias e sonhos são ouvidos de maneira especial, além disso, todas as experiências vividas também são discutidas ao longo da análise. Depois de escutar, o analista mantém atitudes empáticas de neutralidade, criando um ambiente seguro junto do analisado, usando uma postura de não julgamento.
Para uma melhor compreensão da psicanálise, é interessante estar por dentro dos três níveis de consciência atribuídos dentro desse conceito e amplamente usados e difundidos por Freud, são eles: consciente, pré-consciente e inconsciente.
Dos três níveis descritos acima, o Inconsciente de fato é o que os psicanalistas mais utilizam/aplicam e estudam mais. É através dele que se concluem os diagnósticos, as explicações sobre os surgimentos das neuroses e psicoses, servindo também como ferramenta para curar esses e outros transtornos. É muito importante para a Psicanálise estudar e tentar entender como é formado o inconsciente.
Quando se consegue compreender a função do inconsciente, se começa a entender o funcionamento da mente humana, compreendendo assim mais a fundo o que é a psicanálise. Fica impossível saber o significado histórico de Psicanálise e o seu conceito sem entender Sigmund Freud, o inconsciente e as partes que formam a estrutura mental humana.
.
E aí? Gostou do post? Deixe seu comentário: pode ser uma dúvida, crítica, elogio ou sugestão. A sua opinião é muito importante para nós. Não perca tempo e se inscreva já no nosso Curso de Formação em Psicanálise! Garantimos que seu conhecimento irá aumentar e você poderá realizar seu sonho de clinicar como psicanalista! São mais de 20 anos de mercado, não perca tempo, se inscreva já através do link: http://abpconline.org/cursos/formacao-em-psicanalise/.