VOCÊ SABE O QUE É REPROGRAMAÇÃO EMOCIONAL?

Sua mente cria padrões de comportamento e emoções de maneira automática, de acordo com experiências vividas durante toda vida, com a reprogramação emocional é possível mudar isso.

Você já assistiu o filme Click com Adam Sandler?

Ele tinha um controle remoto universal que permitia “avançar” através de partes desagradáveis ​​ou totalmente sem graça de sua vida, mas ele logo descobre que aqueles momentos indesejados continham partes importantes da sua vida. 

Em alguns momentos da vida real o nosso cérebro age parecido com o controle remoto do filme, ele simplesmente faz as coisas no automático, sem ao menos entender os motivos daquela atitude ou comportamento.

A sorte é que estudos recentes comprovaram que é possível fazer uma reprogramação emocional para que você pare de fazer certas coisas no automático, principalmente quando são coisas que nos prejudicam de alguma forma.

O que é reprogramação emocional?

A reprogramação emocional é quando você consegue reprogramar, reconfigurar, resignificar algumas crenças que foram criadas e cultivadas no seu inconsciente e que sua mente leva como verdade absoluta.

Nossa mente pode ser dividida entre consciente, pré-consciente e inconsciente. É essa a estrutura da nossa psiquê que pode ser representada pela imagem de um iceberg.

O que fica visível é uma pequena parte e a grande parte fica submerso no nosso inconsciente.

Além disso, o nosso cérebro, se condiciona a sua forma de viver, às suas crenças e isso acaba limitando o indivíduo.

Deixando poucas possibilidades de avanço. Apesar do nosso consciente conseguir saber o que é real ou não, nosso inconsciente não funciona da mesma forma.

É para isso que existe a reprogramação  emocional, para mudar esse condicionamento do nosso cérebro, reprogramando-o para mudar certos sentimentos ligados a certas lembranças.

Emoções em um mundo pós pandemia

Um exemplo disso, foi a forma que reagimos aos acontecimentos pandêmicos, passamos por dois anos muito complicados.

Perdemos pessoas queridas, nos sentimos mais sozinhos e nosso cérebro se moldou a lidar com isso de determinada forma, muitas vezes tendo sentimentos ruins.

Por isso a depressão e ansiedade tiveram um grande aumento de casos nesse período.

E para lidar com isso, cada vez mais pessoas recorreram à psicanálise, uma profissão que vem sendo procurada para resolver nossas questões de saúde emocional e nos auxiliar a lidar com determinado sentimento. Fazendo assim a chamada reprogramação emocional.

Ou seja, você precisa separar uma imagem da resposta emocional atrelada a ela. Seja essa resposta a raiva, a tristeza, a angústia ou qualquer outro sentimento desagradável.

Procure ajuda de um Psicanalista

Com a reprogramação emocional, o paciente junto ao psicanalista irá reunir a memória e mudar a projeção, para neutralizar aquele sentimento ruim.

Existem algumas técnicas que podem auxiliar para a reprogramação emocional, e a psicanálise é uma forma que ajuda o paciente a administrar as emoções. 

Mas existe uma diferença entre controlar emoções e administrar emoções.

Quando falamos de emoções, nós devemos aprender a administrar, pois quando aprendemos isso e temos o autoconhecimento, podemos não saber lidar com a situação em si, mas sabemos lidar conosco.

Esteja alerta ao tentar controlar as emoções, pois isso pode gerar problemas maiores a longo prazo, causando até mesmo explosões. 

É preciso um profissional da saúde mental para ajudar na reprogramação emocional, para evitar que aquilo vá acumulando e lhe causando um sofrimento a longo prazo.

Tenha cuidado ao gerir suas emoções, e não busque o controle, mas busque o autoconhecimento para saber administrar suas emoções. 

Saiba que isso requer um tratamento, onde o psicanalista irá lhe auxiliar na reprogramação emocional utilizando várias técnicas de afirmações que tenham um efeito emocional.

Foque na sua mente e comece a gerir seus sentimentos para ter um corpo e mente sãos.

Comece seu ano em paz consigo mesmo e com suas emoções.

Quer saber mais sobre reprogramação emocional? Confira essa live onde falamos tudo sobre isso, que conta com a presença do Psicanalista Artur Costa e da também psicanalista Keli Arruda.

Aproveitamos também para te convidar para nossas lives que acontecem no Instagram e Youtube toda quinta-feira às 20h!

Não perca nossas conversas, você irá aprender muito!

Há 23 anos no mercado, a Associação Brasileira de Psicanálise clínica, tem como missão a difusão do conhecimento, unindo conceitos clássicos com o que há de mais recente no mundo da neurociência

Cursos Populares

Contato

Redes sociais

Abrir conversa
Preciso de mais informações.
Preciso de mais informações.