PSICANÁLISE E POLÍTICA SEGUNDO FREUD

Nesse post serão abordados os estudos psicanalíticos sobre política segundo Sigmund Freud, além de citar uma obra notável que aborda o tema. Após esse post ficará claro como esses estudos freudianos auxiliam na compreensão e execução do sistema político social que temos presente nas sociedades contemporâneas. Leia até o final e deixe sua contribuição nos comentários!

INTRODUÇÃO

psicanálise e todos os estudos de Freud sobre o comportamento humano auxiliam para a compreensão política. Apesar de sempre abordar esse tema em seus estudos, Freud e a política em sua vida social acabam por ser distantes. Além da sua relação com a política ter sido um tanto quanto ambígua. Freud vivenciou a primeira guerra mundial e ascensão do nazismo, além dessas questões, a relação entre ele e a política, mesmo que a distância em sua vida pessoal esteve presente ao longo de sua obra.

FREUD E A POLÍTICA

A política presente na obra Totem e Tabu de Freud é tratada por meio do mito político freudiano. A política é vista quando ele aborda a origem da sociedade e a questão de equilibrio social, estão presentes questões fortes e consideradas tabus hoje em dia, como parricídio e incesto, nos fazendo pensar sobre a obra freudiana e a política, permitindo dissertar sobre a nossa civilização e repensar os nossos atuais moldes sociais e políticos.

A presença do homem como líder nas sociedades também é colocada em reflexão. O livro fala sobre um pai violento e que tem muito ciúmes, ele guarda todas as mulheres apenas para si e expulsa os seus filhos, conforme eles vão crescendo e atingindo a fase adulta. Para contornar essa situação, os filhos juntam-se para matar o pai, lembrando muito a história de Édipo e o complexo que leva o mesmo nome que foi abordado por Freud em seus estudos.

Ainda sobre esse trabalho, Freud e a política abordada em questão nos leva a refletir sobre os fundamentos das organizações, sejam elas sociais religiosas ou morais. Essas organizações muitas vezes são fundadas a  partir da repressão de instintos inerentes ao ser humano, assim como também surgem a partir da violência e da agressão, além de pensar e repensar a comum medida ou comparação de forças e a luta pelos poderes nas sociedades.

A PSICANÁLISE E A POLÍTICA

Uma questão importante sobre Freud e a política, com base na moral, é o fato de que a psicanálise trouxe contribuições significativas para os estudos biográficos de agentes políticos. Ele questionou o método cartesiano e propôs a centralidade dos aspectos inconscientes em detrimento dos conscientes. É a partir desse método que fica possível analisar tanto os agentes políticos quanto os fenômenos em massa, presentes na história da psicologia política.

Os textos de Freud contribuem e vão contribuir ainda mais, tanto para a psicologia social quanto para a psicologia política. As teorias psicológicas e psicopatológicas da psicanálise devem ser consideradas nesse intuito, auxiliando a reflexão sobre eventos sociais que tenham ou não caráter político.

A psicanálise não deve ser vista como uma ciência pela qual se fazem análises isoladas de fatos sociais e políticos. Apesar de o pensamento freudiano poder ser aplicado a política, não se deve esquecer que ele oferece limitações nesse sentido. A psicanálise deve contribuir para todas as ciências e disciplinas, além de agregar nessa análise ou reflexão, sejam elas ciências políticassociologiahistória e psicologia política.

As características sociais e psicológicas auxiliam na compreensão do comportamento social, além disso, deve ser lembrado que a psicanálise não é apenas a obra de Freud, outros notáveis psicanalistas também contribuem para que possamos compreender melhor a política, as sociedades e os princípios de moral.

COMPREENSÃO SOBRE A POLÍTICA

Apesar de Freud não ter abordado, primariamente, como arte e religião, não é possível separar a política de seus estudos, mesmo que estejam em segundo plano na sua obra. Alguns estudiosos ainda dizem que  a política ficou completamente esquecida na obra de Freud e do discurso psicanalítico, mas dá pra se dizer que esse tema foi abordado ao longo da sua vida, mesmo que não de uma maneira direta.

Freud propõe reflexões políticas e sociais pertinentes, inclusive para temas de grande interesse para a sociedade atual. Dentre elas, a disputa de poder e as hierarquias sociais, além de temas relacionados ao comportamento humano como: sublimação dos instintos e desejos, exclusão, agressão e violência.

É importante pensar na questão da psicanálise e na sua relação com a política. Esse questionamento deve ser feito sempre, pois se trata de uma importante questão para o futuro da psicanálise. Além de repensar a política e a história a partir do discurso freudiano e pós-freudiano, devemos ir além, devemos refletir sobre a pertinência da psicanálise em tempos atuais, a partir desses temas atuais e presentes nos mais diversos campos de estudo.

CONCLUSÃO

Mesmo que não tenha sido o principal campo de pesquisa do seu trabalho, fica clara a importância do estudo da política para Freud, além das aplicações do seu estudo que são válidos até os tempos atuais nos âmbitos sociais e político-econômicos. Deve-se pensar nos estudos que antecederam Freud e nos que vieram depois dele, sempre refletindo sobre qual a pertinência dos métodos e estudos psicanalíticos voltados para o cenário político-social que vivemos.

Gostaríamos de marcar a importância do fazer no campo da política neste Post. É necessário reconhecer que o político, assim como o governo que resultará de sua prática, deve estar movido por um ideal como causa que há de ser reconhecido como em estado de permanente construção. A construção de um projeto libertador.

.

E aí? Gostou do post? Deixe seu comentário: pode ser uma dúvida, crítica, elogio ou sugestão. A sua opinião é muito importante para nós. Não perca tempo e se inscreva já no nosso Curso de Formação em Psicanálise! Garantimos que seu conhecimento irá aumentar e você poderá realizar seu sonho de clinicar como psicanalista! São mais de 20 anos de mercado, não perca tempo, se inscreva já através do link: http://abpconline.org/cursos/formacao-em-psicanalise/.

Há 23 anos no mercado, a Associação Brasileira de Psicanálise clínica, tem como missão a difusão do conhecimento, unindo conceitos clássicos com o que há de mais recente no mundo da neurociência

Cursos Populares

Contato

Redes sociais

Abrir conversa
Preciso de mais informações.
Preciso de mais informações.